Bené, Benedicto, Benedicto Wilfred Monteiro, Libertário, Revolucionário...tantas identificações que muito falam deste personagem tão importante para a história do Brasil como um todo, nascido em Alenquer em 1 de março de 1924 e falecido em Belém, 15 de Junho de 2008. Foi um escritor, jornalista, advogado e político brasileiro; cursou o primário no Grupo Escolar de Alenquer e o curso de humanidades no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.



Exerceu a magistratura e o Ministério Público. Foi eleito deputado estadual por duas legislaturas. Foi também secretário de Estado de Obras, Terras e Águas. Foi cassado durante o Golpe Militar de 1964.

Publicou em 1945, no Rio de Janeiro, o seu primeiro livro de poesias, Bandeira Branca e depois vieram Tetralogia: Verde vago mundo, O minossauro, A terceira margem e Aquele um e depois, carro dos milagres,Direito agrário e processo fundiário, O cancioneiro, Transtempo, Maria de todos os rios, Como se faz um guerrilheiro, Discurso sobre a corda, Poesia do texto,
Aruanã, Cobra-grande, Estudos regionais, A terceira dimensão da mulher, História do Pará,
Belém vista por Miguel, Ecologia e Amazônia, tendo algumas delas traduzidas para holandês, francês e alemão.

Benedicto Monteiro criou a Procuradoria Geral do Estado, sendo o primeiro Procurador Geral. Em 1983, também criou e organizou a Defensoria Pública do Estado do Pará. Além de integrante da Academia Paraense de Letras, Monteiro também era membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e da Academia Paraense de Jornalismo.

Benedicto Monteiro, grande homem, marcante por sua história, sua atuação pela democracia, literatura e por sua genialidade...fica registrada na memória do Estado e do Povo de sua Cidade Natal, a imagem de uma figura espetacular de amor explicito por sua tão amada Alenquer.




...fica nossa homenagem, e memória... obrigado Benedicto Wilfred Monteiro





Autor: José Cardoso Simões Neto





FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benedicto_Monteiro
http://www.portalorm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=349712




Comentários

Anônimo disse…
Grande homem, hoemnagem merecida...
Anônimo disse…
parabens
Anônimo disse…
parabens
Anônimo disse…
parabens
Anônimo disse…
parabens
Anônimo disse…
parabens
Gabriele Neves disse…
Um grande homem um talendo da nossa cidade

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: A Arte Rupestre no Brasil de Maria Dulce Gaspar (imagens de Alenquer no Pará)

O filme “Clube do Imperador” e a “ relação Professor / Aluno no processo Ensino e Aprendizagem”

BELÉM RECEBE O FORUM SOCIAL MUNDIAL (World Social Forum)