Críticas realizadas pelos pensadores do século XX à História “Ran Keana” e as bases metodológicas da 1ª geração do “Annales”.

Contrapondo o pensamento tradicional de abordagem histórica, encontramos Durkheim e Simiand, no qual o ultimo traça uma crítica sobre o que vai chamar de “os ídolos da tribo dos historiadores” e o primeiro desprezando os historiadores de sua época com observações contundentes.
Esta crítica consistiria na abordagem baseada nos “grandes” acontecimentos como guerras, fatos políticos marcantes, a preleção às “figuras” julgadas como importantes e assim perpetuadas historicamente e etc. Enquanto Durkheim pensava que a ênfase nos acontecimentos particulares individualizados, assim como uma História fundada neles, consistiria uma atitude ingênua, pois, os considerava superficiais e sem consistência necessária.
Outros pensadores também realizaram críticas a este método, principalmente a “escola dos Annales” a qual sua forma de abordagem muda consideravelmente. Esta mudança, pode-se ver nas bases da 1ª geração da escola.
Assim a influencia Marxista é perceptível, mas antes, esta base é construída por influencia interdisciplinares da Geografia por parte de Febvre e da Sociologia com Bloch, cada um demonstrando em seus trabalhos as ligações com outros teóricos, porém, ambos buscavam uma história das estruturas sociais e econômicas tendo sempre como foco a problematização historiográfica, percebendo a História como problema o que notavelmente se observa nos trabalhos atuais que evidentemente sofrem ainda esta influencia de abordagem da escola dos Annales.

Autor: José Cardoso Simões Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: A Arte Rupestre no Brasil de Maria Dulce Gaspar (imagens de Alenquer no Pará)

O filme “Clube do Imperador” e a “ relação Professor / Aluno no processo Ensino e Aprendizagem”

BELÉM RECEBE O FORUM SOCIAL MUNDIAL (World Social Forum)