Bento 16 critica China e pede respeito à Igreja Católica
*Atenção, no final tem uma Crítica pessoal
da France Presse, na Cidade do Vaticano
da France Presse, na Cidade do Vaticano
O Papa Bento 16 pediu às autoridades chinesas "o respeito a uma autêntica liberdade religiosa" e rejeitou a idéia de uma igreja submetida a Pequim e independente do Vaticano.
Em sua carta ao clero e aos católicos da China, divulgada neste sábado, o Papa se declarou aberto a negociações com o governo chinês, mas destacou que falta tempo e boa vontade de ambas as partes para alcançar a normalização das relações com a República Popular da China.
A Santa Sé e a China não mantêm relações diplomáticas desde 1951, quando o Vaticano reconheceu Taiwan.Na carta, que era esperada com muita expectativa, Bento 16 afirma que a Igreja "convida os fiéis a serem bons cidadãos, colaboradores respeitosos e ativos a favor do bem comum de seu país".
Bento 16 pede ainda à China a liberdade de nomear os bispos e destaca que a idéia de uma "Igreja independente" do Vaticano "é incompatível com a doutrina católica".
"A pretensão de certos organismos, criados pelo Estado e estranhos à estrutura da Igreja, de ficar acima dos bispos e de guiar a vida da comunidade não corresponde à doutrina da Igreja", disse.
"A China espera que o Vaticano adote uma atitude realista e não apresente novos obstáculos", afirma um comunicado do ministério chinês das Relações Exteriores, na primeira reação oficial de Pequim à carta papal.
(TEXTO RETIRADO INTEGRALMENTE DA FOLHA ON-LINE)
*Caros,
De certo, para o governo chinês não perder, ou melhor, não ver abalado seu poder instituido e consolidado, necessita de medidas que continuem a sustentá-lo. Ora, imaginem se derrepente, uma onda de comunidades eclesiais de base, por exemplo, invadisse as comunidades desse país, reivindicando os direitos do povo sofrido, oprimido por tantos seculos de ditadura e determinações. Fato é que até a liberdade de expressão é vedada, inclusive o google e o youtube tem restrições para funcionar, num âmbiente em que prevalece o pensamento do Governo e das autoridades.
Diante disso, vem a lembrança do jovem que ficou na frente dos carros tanques impedindo que avançassem...(tristeza). Todos os jovens dessa empreitada foram fusilados...(estou de luto!!)
Deixe seu comentario
Comentários