Bento 16 critica China e pede respeito à Igreja Católica

*Atenção, no final tem uma Crítica pessoal
da France Presse, na Cidade do Vaticano

O Papa Bento 16 pediu às autoridades chinesas "o respeito a uma autêntica liberdade religiosa" e rejeitou a idéia de uma igreja submetida a Pequim e independente do Vaticano.

Em sua carta ao clero e aos católicos da China, divulgada neste sábado, o Papa se declarou aberto a negociações com o governo chinês, mas destacou que falta tempo e boa vontade de ambas as partes para alcançar a normalização das relações com a República Popular da China.

A Santa Sé e a China não mantêm relações diplomáticas desde 1951, quando o Vaticano reconheceu Taiwan.Na carta, que era esperada com muita expectativa, Bento 16 afirma que a Igreja "convida os fiéis a serem bons cidadãos, colaboradores respeitosos e ativos a favor do bem comum de seu país".

Bento 16 pede ainda à China a liberdade de nomear os bispos e destaca que a idéia de uma "Igreja independente" do Vaticano "é incompatível com a doutrina católica".

"A pretensão de certos organismos, criados pelo Estado e estranhos à estrutura da Igreja, de ficar acima dos bispos e de guiar a vida da comunidade não corresponde à doutrina da Igreja", disse.

"A China espera que o Vaticano adote uma atitude realista e não apresente novos obstáculos", afirma um comunicado do ministério chinês das Relações Exteriores, na primeira reação oficial de Pequim à carta papal.
(TEXTO RETIRADO INTEGRALMENTE DA FOLHA ON-LINE)
*Caros,
De certo, para o governo chinês não perder, ou melhor, não ver abalado seu poder instituido e consolidado, necessita de medidas que continuem a sustentá-lo. Ora, imaginem se derrepente, uma onda de comunidades eclesiais de base, por exemplo, invadisse as comunidades desse país, reivindicando os direitos do povo sofrido, oprimido por tantos seculos de ditadura e determinações. Fato é que até a liberdade de expressão é vedada, inclusive o google e o youtube tem restrições para funcionar, num âmbiente em que prevalece o pensamento do Governo e das autoridades.
Diante disso, vem a lembrança do jovem que ficou na frente dos carros tanques impedindo que avançassem...(tristeza). Todos os jovens dessa empreitada foram fusilados...(estou de luto!!)
Deixe seu comentario

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro: A Arte Rupestre no Brasil de Maria Dulce Gaspar (imagens de Alenquer no Pará)

O filme “Clube do Imperador” e a “ relação Professor / Aluno no processo Ensino e Aprendizagem”

BELÉM RECEBE O FORUM SOCIAL MUNDIAL (World Social Forum)